quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Coragem aparece.


A Apatia é um estado de sensacão que anula, aflige, faz muchar. Quem muito está de cabeca na vida, querendo aproveitar dela o máximo de alegria e potências acaba em um momento ou outro passando por momentos de apatia. essa sensacão não pode ser vista como algo de todo negativo, tenho a sensacão de que a apatia é um descanso para quem muito tenta, para quem luta, para quem vive, para quem quer de alguma forma se presentificar em algo, em alguma "coisa".
Esse fim de ano eu ganhei três livros de presente que muito me encheram a vida - e as minhas áreas de conhecimento específicas - de sentidos, porque é para eles que eu corro nos momentos de aflicão, angústia - que agora são bem poucos - como que para me lembrar que o importante mesmo é ser grande, ou ser de uma forma outra quase que imperceptível. Eu quero me sentir que não sou um prisioneiro da vida de ninguém e que ninguém está aprisionado a mim, por motivo algum. Porém vivemos em um mundo tão louco que também enlouquece as pessoas, os bichos, e claro, a natureza. Não culpo o homem, o indivíduo pelas suas psicoses, neuras, loucuras e insensatezes... eu acho que a culpa é do tempo, que passa rápido, nos enche de informacões e nos deixa girando numa roleta russa sem controle, perdidos... como se estivéssemos no espaco sideral. Bem, um desses livros que ganhei chama-se AMOR LÍQUIDO (Sobre a Fragilidade dos Lacos Humanos), é um livro essencial para entender as loucuras da humanidade, pessoas fracas não devem lê-lo, as sensíveis demais também não porque ele mostra de forma bem direta e clara o grau de relacoes que nós que habitamos esse mundo que é ordenado pela ordem capitalista estamos vivendo. Zygmunt Bauman é o autor, um sociólogo da Varsóvia que faz esse relato e análise das relacões, muito interessante e instigante, em uma das passagens ele diz que

"...nós pertencemos ao fluxo constante de palavras e sentencas inconclusas... pertencemos a conversa, não aquilo sobre o que se conversa" me amarrei nisso, tem uma discussão bárbara sobre isso, envolve muitas coisas...

recebi de presente de minha amiga Sylvia um livro do Drummond, na verdade a BIOGRAFIA DO POEMA TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO , muito sensível essa leitura, me debruco sobre o livro e durmo amassando o óculos e as folhas dele, acordo com a cara marcada e os óculos no chão, porém o coracão parece amanhecer mais leve. e acho o Drummond cotidiano nesse poema porque quem de nós não teve uma ou várias pedras no meio do seu caminho das quais tivemos que desbravar coragem, forca e discernimento para movê-elas ou subir nelas para provarmos ser maiores não é mesmo?"

"NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA
TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO
TINHA UMA PEDRA
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA

NUNCA ME ESQUECEREI DESSE ACONTECIMENTO
NA VIDA DE MINHAS RETINAS TÃO FATIGADAS.
NUNCA ME ESQUECEREI QUE NO MEIO DO CAMINHO
TINHA UMA PEDRA
TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO
NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA"

Eu precisei ter coragem para enfrentar sentimentos tristes, afetos de tristezas, a vida é uma grande surpresa, de onde vem carinho vem porrada, a falta de respeito é o que mais me agride, me roubem tudo o que eu tenho, mas não me deixem sem minha privacidade, só preciso dela pra ser feliz (E vc que está comigo todos os dias meu amor, vc que agora nesse momento dorme e eu velo teu sono com os pés esticados sobre as tuas costas nuas, costas que são minhas também), porém a vida não poderia me poupar de aprender mais um pouco sobre resiliência, resignacão e auto-controle... agradeco a vida, agradeco a poesia, agradeco as minhas tábuas de salvacão, obrigado ao meu amor que dorme.
Não existe afeto triste que resista a grandeza do mundo, eu pensei ter raivas, mágoas, sentimentos de injúria dentro de mim... mas não há, há algo maior, e muito mais nobre.

E que tenhamos CORAGEM, pois é dela que a vida pulsa.

Elis Regina, massagem nas costas, sanduiche de pão integral com capuccino mais tarde... chuvinha... dormir de conchinha.

cantando bem baixinho: " Esse teu olhar, quando encontra o meu fala de umas coisas que eu nem posso acreditar... doce é sonhar e pensar que você gosta de mim, como eu de você"

Nenhum comentário:

Postar um comentário